Prestadores de Serviço – O guia para se livrar de golpes e amadores na internet.
A difusão da internet tem permitido a realização de transações por um número cada vez maior de pessoas, o que por um lado facilita nosso dia-a-dia, pela agilidade e praticidade, é também motivo de nossa atenção, uma vez que multiplicam-se o número de golpistas e amadores na internet.
Para Flávio Augusto da Silva, empreendedor brasileiro e fundador da rede de escolas de inglês Wise up, "A internet é democrática e deu voz a todos, inclusive a produtores de conteúdo sobre empreendedorismo que nunca empreenderam, influenciadores pobres que ensinam a ficar rico e a treinadores de inteligência emocional com crises de ansiedade".
No que se refere a processos migratórios, tem se tornado cada vez mais comum, pessoas que acreditam-se capazes de prestar um serviço, pela experiência pessoal que tiveram, passam então a usar a internet fazendo todo o tipo de postagem, abrem sites, criam páginas e tentam "aplicar o seu conhecimento".
Para se livrar de golpistas e dos muitos amadores que existem na internet, preparamos uma pequena lista de cuidados que devem ser observamos antes de adquirir um serviço virtual, entendemos que existam outros cuidados a serem tomados, porém acreditamos firmemente que os cuidados abaixo são fundamentais para transações no Brasil.
1) Procure por um profissional qualificado.
Um aconselhamento profissional deve vim de uma pessoa qualificada para isso, um especialista no assunto, procure saber a qualificação da pessoa com quem você fala antes de acatar o que ela diz. Pergunte por suas qualificações, e se necessário exija que comprove. Um certificado de curso de nível superior ou pós-graduação pode ajudar, uma vez que no Brasil, o MEC – Ministério da Educação, disponibiliza um site (link disponível aqui e no final do artigo) de consulta pública onde se pode saber se o curso/ qualificação informada, é reconhecido pelo MEC ou não. O MEC é o órgão do governo federal responsável pela política nacional de educação.
Lembre-se, os sites de ajuda mútua, a ONG, os comentários em grupos de Facebook ou qualquer outra orientação não profissional, não passam de um "conselho de amigo". Nos corta o coração informar que por mais bem intencionada que seja, sem a qualificação profissional necessária, esse tipo de "ajuda", poderá significar um verdadeiro desastre na busca por seu objetivo. Simplesmente por que o "conselho" pode não ser aplicado a seu caso, ou se basear em uma experiência anterior, ultrapassada e não mais aceita pelo ordenamento jurídico brasileiro. Do ponto de vista dos processos migratórios, seu processo poderá ser indeferido, ou mesmo arquivado, e você terá perdido tempo e dinheiro.
2) Exija
o CNPJ.
O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, toda a empresa no Brasil possui um número de CNPJ, o número do CNPJ lhe dá a segurança de que você está fazendo uma transação com uma empresa ou MEI - Micro empresário Individual. Uma empresa ou MEI não baseado no Brasil, ou seja, que não está registrado no Brasil, não poderá lhe oferecer um CNPJ, e por tanto, você não terá o respaldo jurídico necessário para uma transação segura no Brasil.
3) Compreenda bem o serviço prestado.
Finalmente, é importante que você entenda que através da internet é possível prestar todo o tipo de serviço. De modo geral, na internet, você pode adquirir produtos e/ou serviços, quando se trata de empresas prestadoras de serviço, elas podem ser uma Consultoria ou uma Assessoria. Enquanto as Assessorias atuam realizando soluções necessárias, as Consultorias, oferecem meios (como pareceres técnicos e relatórios) para que o cliente execute por si mesmo o que deve ser feito. A Visto-Brasil, por exemplo, atua prestando serviço de consultoria, quando ocorre de prestarmos serviço de assessoria, isso ocorre como um adicional a nossos clientes, e não cobramos por isso.
Enfim, esperamos ter ajudado você em sua busca por melhores prestadores de serviço na internet, se tiver alguma dúvida, ou comentário não deixe de nos contatar por aqui, será um prazer receber sua mensagem!
O site do MEC, onde se pode ver se o curso/ qualificação informada é reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil: https://emec.mec.gov.br/